Press releases

2017-12-03

Bola oficial da Copa 2018 contém borracha brasileira da ARLANXEO

Duque de Caxias -

Anunciada como bola oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a ser realizada na Rússia de 14 de junho a 15 de julho, a Telstar 18 contém borracha ecologicamente correta fabricada no pela ARLANXEO, no Brasil, na unidade de Triunfo HPE, no Rio Grande do Sul. A ARLANXEO,  joint venture entre a LANXESS e a Saudi Aramco, é uma das principais fornecedoras de borracha sintética do mundo, que está presente no Brasil por meio de quatro unidades fabris localizadas no Rio De Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

 

A borracha EPDM Keltan Eco, produzida no Brasil, é a primeira do mundo fabricada com etileno de base biológica extraído da cana de açúcar. Ela é encontrada na camada de espuma logo abaixo da superfície da bola e serve de almofada para garantir características ideais de quique durante os jogos. Os materiais utilizados nessa camada devem atender a requisitos como densidade, dureza e peso, além boa processabilidade. As características de performance mais importantes, entretanto, são a elasticidade e resiliência. A bola feita com Keltan, que pode resistir facilmente a todas as condições climáticas a longo prazo, já foi testada em jogos de grandes clubes, como o Real Madrid, e também em outras aplicações fora do esporte, como na indústria automobilística.

 

“Para nós, a sustentabilidade ecológica foi um critério essencial na seleção de produtos para a bola de futebol da Copa do Mundo”, diz Stefan Bichler, gerente de projetos de Operações de Futebol na Adidas AG. “Queríamos criar a nova bola utilizando materiais de alta tecnologia que possuem características de performance impressionantes, além de serem sustentáveis.”

 

“A Keltan Eco possui as características de qualidade renomadas da borracha EPDM que é feita utilizando matérias primas fósseis,” diz Martin Kleimeier, diretor e Gerente de Marketing Global para a linha de negócios Keltan da ARLANXEO. “Com o portfólio completo da Keltan Eco, desenvolvemos produtos de EPDM que poupam recursos, reduzem o uso de produtos de base fóssil e também possuem uma pegada de carbono significativamente mais baixa do que os polímeros fabricados convencionalmente,” adiciona Chretien Rooijakkers, Head de Marketing Global para a linha de negócios Keltan da ARLANXEO.

 

Fortes características de performance

 

Nas últimas décadas, fabricantes de equipamentos esportivos tinham substituído materiais naturais - como a bola de futebol clássica de couro - por plásticos de alta tecnologia que ofereciam melhor performance e qualidade consistente. Com seis tipos diferentes de borracha Keltan Eco atualmente no mercado, a ARLANXEO está apoiando o movimento em direção a produtos mais sustentáveis. A borracha Keltan Eco, graças à matéria-prima natural, possui uma pegada de carbono significativamente mais baixa do que polímeros derivados de petróleo fóssil.

 

A Telstar 18

 

A Telstar 18 foi inspirada na bola de mesmo nome utilizada no Mundial de 1970, no México, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato. Na época, os pentágonos pretos e hexágonos brancos foram uma verdadeira revolução de design. Agora, a Adidas equipou a nova Telstar 18 com a mais recente tecnologia, um novo design de painel e uma estrutura de superfície otimizada. Com um chip da NFC embutido na bola, os fãs podem obter conteúdo personalizado através de smartphones e interagir com uma comunidade ao redor do mundo. 

 

A KELTAN Eco

 

A KELTAN Eco é a primeira borracha EPDM comercial do mundo produzida de matéria-prima de base biológica. O etileno utilizado neste processo é derivado da cana de açúcar. Benefícios da KELTAN Eco incluem: Conteúdo de base biológica de até 70%, dependência reduzida de recursos fósseis e pegada de carbono reduzida. Desde o final de 2011, a ARLANXEO produz borracha EPDM de base biológica em sua planta de Triunfo, no Brasil. O etileno de base biológica é produzido pela Braskem, parceira da ARLANXEO, e flui diretamente por tubulações para a planta de EPDM. Avaliações de Ciclo de Vida Independentes de Keltan Eco EPDM em comparação a seu produto de EPDM da Keltan equivalente mostraram que a emissão de CO2 é reduzida em mais de 50%. KELTAN® Eco é uma marca registrada da ARLANXEO Netherlands B.V.

 

A ARLANXEO

 

A ARLANXEO é a empresa líder mundial de borracha sintética, com vendas em torno de 2,7 bilhões de euros em 2016, cerca de 3.800 funcionários e uma presença em 20 plantas de produção em nove países. O negócio central da empresa é o desenvolvimento, a fabricação e a comercialização de borracha de alta performance para utilização, por exemplo, nas indústrias automotiva e de pneus, na indústria de construção, e nas indústrias de petróleo e gás. A ARLANXEO foi inaugurada em abril de 2016 como uma joint venture da LANXESS e Saudi Aramco. No Brasil, a ARLANXEO possui sede administrativa em Duque de Caxias (RJ) e conta ainda com quatro unidades de produção, localizadas nas cidades de Cabo de Santo Agostinho (PE), Duque de Caixas (RJ), além de duas unidades em Triunfo (RS).